Na minha primeira viagem internacional, meu celular ainda nem era um smartphone e eu mal o utilizava pra tirar fotos. Eu só levei pra ouvir músicas mesmo. Tudo o que eu precisava saber sobre o destino eu tinha que pesquisar com antecedência em casa e imprimir tudo, desde mapas a dicas diversas. Quando eu precisava de alguma outra informação, tinha que perguntar aos recepcionistas do hotel ou pesquisar no computador que (felizmente) tinha por lá.
Na viagem seguinte, eu já tinha um celular melhorzinho, mas vivia dependente de Wi-Fi, então não melhorou em muita coisa. Como estávamos de carro pelos EUA, precisávamos comprar um GPS. Não quisemos alugar junto com o carro porque ficava muito caro e tentamos arriscar se virar sem ele. Foi só @deus mesmo que levou a gente do aeroporto para o hotel sem GPS, porque não tem outra explicação não, hahaha. Depois de nos perdermos bastante, achamos um Walmart e o famoso navegador. Mas ainda sem internet, qualquer outra informação necessária só podia ser obtida via online dentro do hotel ou de um restaurante.
Depois dessas experiências, passei a perceber a importância de um chip internacional numa viagem ao exterior. E garanto que a minha viagem à Califórnia e à Escandinávia teriam sido um fiasco sem a ajudinha da internet, do Sr. Google, e de alguns aplicativos. Pra mim já virou um item essencial de viagem, pelas inúmeras ajudas que podemos obter na hora, online. Antes de viajar, pesquisei alguns aplicativos essenciais e vim trazer pra vocês os 10 mais utilizados por mim. E o melhor: são grátis e estão disponíveis tanto para iOS quanto para Android! São eles:
1. TripIt
Tem app melhor do que aquele que junta todas as suas reservas em uma só página? O TripIt centraliza todas as informações de voos, hotéis, alugueis de carro e até restaurantes. Ele também dá informações detalhadas de cada reserva, principalmente, caso haja algum imprevisto, pra que você não se perca em momento algum. Ainda dá pra acessar tudo offline e compartilhar com quem estiver viajando contigo, além de usar a seção de perfil do viajante como espaço para armazenamento das informações de seus documentos importantes e até os contatos relevantes. Não é o máximo?
2. TripAdvisor
Esse você pode usar até na sua própria cidade! O TripAdvisor funciona como uma “rede social de turismo”, onde as pessoas avaliam e compartilham suas experiências sobre os pontos turísticos, restaurantes, lugares para lazer e até onde tirar as melhores fotos do destino escolhido. Essas informações podem ser acessadas tanto pelos turistas como pelos próprios locais. A plataforma organiza tudo por categorias para facilitar a busca e também disponibiliza fóruns de perguntas e respostas. O aplicativo ainda conta com a ferramenta Viagens, que permite criar roteiros definindo datas de visitação aos locais encontrados na plataforma, e você ainda pode adicionar seus companheiros de viagem para ajudar no planejamento. É o melhor aplicativo pra saber se vale a pena conhecer um local ou não e, de quebra, ainda fazer um super intinerário!
3. PackPoint
Uma das partes mais importantes da viagem é arrumar a mala e ter o incrível dom de não se esquecer de nada. Costumo sempre fazer checklists com uma semana de antecedência e ficar pensando em tudo que preciso levar, mas já há aplicativos pra ajudar a fazer isso de forma mais rápida, AMÉM! Usando o PackPoint, você coloca informações como destino, data da viagem, duração da estadia, tipo de viagem, atividades que serão realizadas no local, e de acordo com as informações dadas em conjunto com a previsão do tempo, ele calculará tudo o que você irá precisar e montará um rápido checklist, dando sugestões e informando até a quantidade de itens para os dias de viagem.
4. Flight Aware
Chega de ficar perdida no aeroporto sem saber o que tá acontecendo com o seu voo (ou com o de alguém que você esteja esperando). Com o Flight Aware, dá pra rastrear o seu avião e ver todas as informações gerais da viagem (como tempo, distância, altitude e velocidade). Também dá pra acompanhar a viagem em tempo real, ver a hora prevista da chegada, e se houve ou haverá algum atraso. Outra função do app é visualizar o espaço aéreo de qualquer aeroporto, ou seja, ele mostra todos os aviões que estão sob controle ali e também todas as informações detalhadas de cada um deles.
5. Wiffinity
Não é sempre que estamos beneficiadas com créditos no celular pra ter internet ou que podemos pagar por um chip internacional com dados móveis. Também acontece de termos rede, mas não funcionar quando a gente mais precisa (sei bem disso). Por isso, é sempre bom ter um help de prontidão. O Wiffinity é um aplicativo que mapeia os pontos de Wi-Fi grátis da região – ou as senhas de alguns deles. É perfeito pra salvar a sua vida na hora H!
6. Google Maps
Ter um mapa em mãos é o item essencial de qualquer viagem. Mas ter um GPS que te direcione exatamente o caminho que você precisa seguir pra chegar ao seu destino é ainda melhor, né? E todo mundo sabe que já temos apps assim. No iPhone há o Mapas, e há vários outros conhecidos, principalmente o Waze. Mas o Google Maps é o meu favorito. Não só pelo layout, mas pela possibilidade de ver o trânsito, calcular a melhor rota, e indicar quais meios de transporte pegar (indicando até o número certo!). Hino de app, recomendo muitíssimo!
7. Google Tradutor
Esse é pros destinos internacionais! Se você não entende a língua do país visitado, o jeito é correr pros aplicativos de tradução! Há vários por aí, mas eu continuo usando o Google Tradutor. Além de você poder baixar os idiomas pra usar offline, ainda há recursos de voz, áudio e foto! Na minha última viagem usei muito esse último e me ajudou bastante. Mesmo que ele não traduza frases do jeito certo, já dá pra compreender um pouco o que elas querem dizer, pelo contexto. É o famoso clássico, mas ainda vale a pena. Vocês conhecem algum outro ótimo app de tradução? Me indiquem nos comentários!
8. AroundMe
Tudo bem que os aplicativos de mapas mostram os estabelecimentos ao nosso redor, mas não é tão rápido assim achar todos os locais de uma busca mais específica. Por isso, indico muito o Around Me, aplicativo que fornece uma lista completa de bancos, caixas eletrônicos, postos de gasolina, supermercados, bares, restaurantes, estacionamentos, pontos de taxi, farmácias, cinemas, concertos, entre outros. Você escolhe uma categoria e, com a sua localização, o aplicativo mostra tudo relacionado a ela e que está próximo de você, traçando a distância em que eles se encontram, além de outras informações como horários de funcionamento e telefone para contato. Ele também manda uma notificação diária com informações da localização, temperatura e condição atmosférica. É um ótimo aplicativo para poupar tempo, coisa importante em meio a uma viagem — principalmente em casos de emergência!
9. XE Currency
Pra quem vai pra fora, ter um aplicativo de conversão de moedas é essencial! O XE Currency se mostrou completíssimo pra mim, ainda mais nessa última viagem que eu vivia trocando de moedas (eram tantos tipos de coroas, além do euro, que fiquei doida!). Nele, você pode adicionar as suas moedas preferidas – ou as que você vai usar durante a viagem – pra ficar visível na página inicial. Assim, sempre que precisar, é só colocar o valor, escolher a moeda, e pronto: O app vai te dar o valor exato na cotação da hora! Ele também funciona offline, só que a cotação não vai estar tão atualizada assim. Ainda assim é bem mais rápido que quebrar a cabeça fazendo cálculos, né?
10. Convert Units (iOS) ou UnitConvert (Android)
Chega de ficar perdido lá fora tentando converter fahrenheits, libras, e polegadas! Com um aplicativo especialista nisso, você vai poder converter facilmente qualquer unidade de medida. Há 60 delas e o aplicativo é bem rápido e fácil de usar.
Vocês já conheciam algum desses apps? O que acham deles?
Quais os aplicativos que vocês mais usam em uma viagem?
Contem tudo pra mim aqui nos comentários!
Comments (65)
Silvana Almeida
11 de junho de 2018 at 12:52
Que demais esses aplicativos assim fica muito mais fácil mesmo pra viajar e adorei a dica de comprar um chip internacional para não fica sem internet!
Beijos o post já está favoritado por aqui!
http://www.silalmeida.com
Stephanie Vasques
9 de julho de 2018 at 13:30
É verdade, Silvana! Fico feliz que tenha adorado 😀
LUANA ANDRADE
11 de junho de 2018 at 14:48
Adorei, vou lembrar disso quando eu for viajar!
Beijinhos, te espero no meu blog ♡
http://www.paaradateen.com/
Stephanie Vasques
9 de julho de 2018 at 13:31
Lembre sim! Hahahaha
Fernanda
11 de junho de 2018 at 15:10
Ótimas dicas, gostei muito.
Ano que vem vou precisar!!
Um beijo,
My Pure Style x My Instagram x My Facebook
Stephanie Vasques
9 de julho de 2018 at 13:33
UHUL! ♥
Kaila Garcia
11 de junho de 2018 at 17:54
Dicas valiosas para quem vai viajar, já irei baixar alguns para me orientar quando for viajar!
http://www.kailagarcia.com
Stephanie Vasques
9 de julho de 2018 at 13:41
Obrigada pelo feedback! Pode baixar sim!
Hey I'm With The Band
11 de junho de 2018 at 18:46
Quando eu fiz minha primeira viagem internacional meu celular era bem simples, eu até cheguei a comprar um chip internacional mas não funcionou, aliás tenho guardado esse chip de lembrança até hoje hahaha!
Hoje em dia é mais fácil e com esses aplicativos é mais fácil e melhor ainda.
Gostei muito do post 🙂
E o nome da categoria "Thanks For The Memories" é por causa da música do Fall Out Boy sim, tenho até uma tattoo no braço com essa frase haha!
https://heyimwiththeband.blogspot.com/
Stephanie Vasques
9 de julho de 2018 at 13:57
Também costumo guardar os meus chips de viagem hahahaha. Fico feliz que tenha gostado do post, Val! AAAAA, amei! É a minha música favorita deles ♥♥♥
Sofia Veloso
11 de junho de 2018 at 22:00
Oh que tens aí umas boas dicas, confesso que não conhecia
Beijinhos
Novo post (Nova Decoração De Unha?) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
Tem post novos todos os dias
Stephanie Vasques
9 de julho de 2018 at 13:58
Obrigadaaaa! 😀
Taís
12 de junho de 2018 at 00:33
Que post ótimo Stephanie! Realmente tem apps que salvam nossas vidas nas viagens, né? Pra mim o meu grande salvador é o google maps, sem duvida haha
Como é que a gente fazia sem ele? Me explica.. hahahha
Stephanie Vasques
9 de julho de 2018 at 14:12
Obrigada Taís!!! SIMMMMMMM, sem os apps as coisas ficariam muito mais difíceis nas viagens!
Grazy Carneiro
12 de junho de 2018 at 20:51
Oie,
Adorei o post. Esses apps são mesmo essenciais para viajar, principalmente para viajar. Adorei a ideia de encontrar os estabelecimentos próximos e encontrar wifi haha
Post de utilidade pública!
Beeeijoo!!
Grazy Carneiro
Meus Antídotos
Stephanie Vasques
9 de julho de 2018 at 14:18
Hahahahaa fico feliz que tenha adorado!!!
Dai Castro
13 de junho de 2018 at 01:28
Até hoje eu fico me perguntando como as pessoas faziam para se locomover até mesmo dentro do nosso país, pensar nessa questão em nível internacional é quase impensável tão ter internet e google maps a mão. Conhecia alguns desses aplicativos mas achei super interessante conhecer os demais, é realmente algo a se pensar ao planejar uma viagem internacional!
Um beijo!
Colorindo Nuvens
Stephanie Vasques
9 de julho de 2018 at 14:22
É verdade, Dai! É muito essencial mesmo!
Monyque Evelyn
13 de junho de 2018 at 14:30
Ótimas dicas 😀
http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/
Stephanie Vasques
9 de julho de 2018 at 14:26
Obrigada, Monyque!!!
Cherry
13 de junho de 2018 at 18:25
Na minha primeira viagem internacional, o meu telemóvel já era um smartphone, mas era demasiado fraquinho para ter muitas apps. Mas agora já tenho um melhor, e vou anotar estas apps, para a minha próxima viagem :).
Beijinhos
Stephanie Vasques
9 de julho de 2018 at 14:32
Anota sim, vai fazer uma super diferença na viagem! 😀
Unknown
13 de junho de 2018 at 18:45
Não conhecia nenhum!
Amei as indicações, adoro apps úteis e que nos ajudam quando estamos em viagem.
bjs http://www.diadebrilho.com
Stephanie Vasques
9 de julho de 2018 at 14:37
Fico feliz que tenha amado!!! ♥
Leidiana Pereira
14 de junho de 2018 at 18:25
Eu adorei as suas dicas!
Sua foto acima está tão linda, sou louca para fazer uma viagem internacional e quando eu for fazer, vou até anotar suas dicas para não me perder e ficar por dentro da moeda local.
Eu amo usar o Google Maps, ele é maravilhoso e quase nunca falha.
Beijos. ♥
Diário da Lady
Stephanie Vasques
9 de julho de 2018 at 14:39
Ahhhhh, muito obrigada Lady! Fico feliz que tenha adorado tanto <3
Breshopping da Dany
15 de junho de 2018 at 15:06
Eu conheço alguns, mas só tenho o trip atualmente!
Gostei muito das dicas!
bjo
Dany
Blog Breshopping da Dany
Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
Stephanie Vasques
9 de julho de 2018 at 14:41
OBA! 😀
Vamos Papear?
15 de junho de 2018 at 16:06
Adorei, as dicas com certeza vou fazer uso delas quando viajar 🙂
Beijokas da Camila e Carol
já estamos de volta e já tem novidades
Se seguir o blog e só avisar que retribuo 😉
http://www.vamospapear.com/
Stephanie Vasques
9 de julho de 2018 at 14:43
Use simmmmm! 😀
Simone Benvindo
15 de junho de 2018 at 17:34
Adorei, a maioria eu não conhecia e são mega úteis nas viagens, estou planejando outra com meu marido. Este post veio na hora certa. Beijos
Charme-se
Stephanie Vasques
9 de julho de 2018 at 14:45
Uhuuuuuuul, fico feliz que o post vai ser de muita utilidade pra você agora! Baixa tudo simmm! Hahahaha <3
Luiza Helena Vieira
16 de junho de 2018 at 02:09
Realmente o Google Maps é uma mão na roda. O outro que eu conhecia era o TripAdvisor mas não curti muito ele.
Beijos
Balaio de Babados
Stephanie Vasques
9 de julho de 2018 at 14:47
Eu AMO o Maps, real! Uso todo dia hahahaha. Não consigo usar muito o TripAdvisor constantemente, mas achei bem útil pra procurar dicas de hoteis, restaurantes e atrações
Mari Dahrug
16 de junho de 2018 at 03:49
Adoro Tripadvisor, GooGle Tradutos, Maps sempreeee! Ótimas dicas!
Beijos
Mari Dahrug
https://www.rabiskos.com.br/
Stephanie Vasques
9 de julho de 2018 at 14:48
Obrigada, Mariiii!
Priih
17 de junho de 2018 at 14:55
Oi Steph, tudo bem?
Ameeeei o post! Quantas dicas valiosas!
Eu ainda não viajei pro exterior, mas quando o fizer vou conferir esses apps com certeza.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Stephanie Vasques
9 de julho de 2018 at 14:53
Muito obrigada! Feliz que tenha amado <3
bella pagina
17 de junho de 2018 at 15:54
Adorei a dica, ainda não conhecia os aplicativos mas imagino o quão importante eles são nas viagens, ajuda bastante.
beijos boa semana
http://www.bellapagina.blogspot.com.br
Stephanie Vasques
9 de julho de 2018 at 15:04
Realmente ajuda demaaaaaais!
Unknown
18 de junho de 2018 at 00:39
Só tenho o 6 e o 7. Mas me interessei por todos. Tô preparando uma viagem no fim do ano e já pensando em baixar. Adorei as dicas! Bjs
http://www.mayaravieira.com.br
Stephanie Vasques
10 de julho de 2018 at 12:00
Oba! Fico feliz por te ajudar com essas dicas na sua viagem, você vai fazer um ótimo uso deles, sem dúvidas!
LianaLaurie
18 de junho de 2018 at 08:46
Amazing post, dear! A big hello from Germany!
Hugs ♥
LIANA LAURIE
Stephanie Vasques
10 de julho de 2018 at 12:05
OMG, that's awesome! Thank you so much for visiting me here ♥
.lívia.
18 de junho de 2018 at 15:43
AMEI esse post! com certeza sao apps super uteis! eu sempre to com google maps e conversor de moedas super ativos quando viajo!
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Stephanie Vasques
10 de julho de 2018 at 12:07
SIMMMMMM, são os que eu mais uso também!
Vi Furrati
18 de junho de 2018 at 19:46
Adorei as dicas!
Se quiser participar, estou sorteando alguns livros lá no blog: http://www.cobaiaamiga.com/2018/05/sorteio-de-livros.html
Stephanie Vasques
10 de julho de 2018 at 12:13
Obrigada!!!
Unknown
21 de junho de 2018 at 10:39
great post dear I'll remember that when I travel! thanks for sharing..
https://clicknorder.pk online shopping in pakistan
Stephanie Vasques
10 de julho de 2018 at 12:16
Thank you so much for reading!
Yanna
21 de junho de 2018 at 13:49
Nossa quando app legal!! Não conhecia vaarios deles e com certeza devem ajudar muito mesmo nas viagens. Um bem legal, que você deve conhecer, é o Airbnb, eu amo ficar vendo os preços das casinhas que tem por lá, é uma mais linda que a outra e muuuito mais barato que hotel, quando eu for pra NY vou ficar em um apartamento por esse app, achei um que é uns 300 reais mais barato (a diária) que o hotel mais barato de lá acredita?? Fiquei chocada kkkk
Amei o post!!
Beijooos
Yanna Karim
Stephanie Vasques
10 de julho de 2018 at 12:17
Simmmmm, é verdade! Nunca usei o Airbnb mas só me falam bem dele. Com certeza vou considerá-lo em uma viagem mais longa. Obrigada pela contribuição, linda ♥
Clayci
22 de junho de 2018 at 17:19
Nunca viajei pra fora, mas já sofri horrores para os lugares que fui dentro do país. Naquela época (em que pra fazer foto só tínhamos 36 poses) eu só sabia chegar nos lugares perguntando. E nem sempre encontrava pessoas com essa boa vontade =/
Bom eu acho que o tradutor do Yahoo é melhor do que do Google =D
Beijos
Sai da Minha Lente
Stephanie Vasques
10 de julho de 2018 at 13:34
É verdade, nas minhas primeiras viagens foi bem assim mesmo! Sério? Vou experimentar ele depois. Obrigada pela dica!
Unknown
25 de junho de 2018 at 10:45
Amzing Post Dear ……..keep posting!!
Promotional T-shirts
Stephanie Vasques
10 de julho de 2018 at 13:34
Thank you!!!
Unknown
27 de junho de 2018 at 02:38
Muito bom o post, tem aplicativos ai que são super necessários como o google maps!!
Stephanie Vasques
10 de julho de 2018 at 13:41
Com certeza, Ana!!!
Thami Sgalbiero
28 de junho de 2018 at 15:38
Ah, não sei como você se virou sem internet quando foi pra lá. Não digo nem em questão de postar no Snapchat ou stories não, é mais isso mesmo de procurar as coisas no Google, tipo restaurante bom pra comer ecoisas assim né? Achei boa a ideia desse Triplt pra se organizar na viagem e não perder nenhuma informação. O TripAdvisor eu vejo o comercial e uso ele até mesmo para lugares na minha própria cidade, é bem bom mesmo. Antigamente eu usava o Foursquare, mas agora acho que ele acabou. Uau! Já gostei desse PackPoint, porque penso exatamente nisso quando vou arrumar a mala: o clima do lugar. Pra poder saber se levo pouca roupa de frio ou muita, justamente pra não levar coisa desnecessária. Nossa, muito útil esse Flight Aware, principalmente se estiver esperando alguém. Adorei! Se eu amei esse Wiffinity? COM TODA CERTEZA! Vou até testar aqui onde eu moro pra me salvar quando meu 3G estiver salvando. Adorei os que deixam até a senha pra gente usar, muito bom! Eu não uso o Google Maps porque já tenho o Mapas do iPhone que mostra tudo também, não sei se agora atualizou e tá pegando as informações do Google Maps, só sei que ele agora tá mostrando os trajetos e trânsito também. Aaaa Google Tradutor eu baixei pra responder um e-mail, porque eu estava no celular, nunca mais desinstalei, haha! Agiliza muito! É difícil fazer esse apanhado geral de coisas próximas e ainda filtrado né? Gostei desse AroundMe, deve facilitar muito. Porque nem no Google mostra tudo tão filtrado de acordo com a categoria que a gente quer. Gostei do fato desse XE Currency funcionar offline também, porque nem sempre ali na rapidez do momento a gente vai ligar a internet pra poder fazer uma consulta. Esse conversor deve ajudar muito, principalmente em questão de alimento. Gostei das dicas de app! Já salvei o post aqui nos favoritos 😉
Beijos!
http://www.likeparadise.com.br
Stephanie Vasques
10 de julho de 2018 at 13:45
Simmmm, a gente sente mais falta disso mesmo, de não ter como pesquisar algo simples no google ou se perder nesse mundão afora hahaha. Acho que o Foursquare acabou mesmo… Jura que já tem trânsito no Maps? Vou testar aqui. Fico feliz que tenha gostado dos apps, Thami! <333
Carla Wolf – Vestindo Ideias
30 de junho de 2018 at 15:06
Eu só conhecia o TripAdvisor, amei conhecer principalmente o que ajuda a montar as roupas! Muito maravilhoso ♥ Todas essas dicas estão mais que anotadas ♥
http://www.vestindoideias.com
Stephanie Vasques
10 de julho de 2018 at 13:42
Aiii, obrigada! Fico muito feliz que tenha amado e anotado ♥
Unknown
3 de novembro de 2018 at 10:28
Amzing Post Dear……….keep posting!!!
Portronics power bank
Unknown
10 de janeiro de 2019 at 11:07
Great Post Dear…..keep posting!!
Personalized HP pen drive
Akshat
31 de julho de 2020 at 12:54
Very nice article. Thanks for sharing.
Team Printo